segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Eixo VII

Neste semestre estudamos na interdisciplina de Linguagem e Educação na qual nos remetemos a seguinte questão: Fala-se/ escreve-se/ lê-se sempre do mesmo jeito? Que diferenciações podem ocorrer em relação à fala ou à escrita? No texto Leitura, Escrita e Oralidade como Artefatos culturais de Maria Izabel Dalla Zen e Lole Faviero Trindade, podemos perceber diversas maneiras de se falar e escrever, pois pode variar conforme a região em que vivemos, a sociedade em que estamos inseridos, grupo de amigos e até mesmo familiares. Percebemos que com o passar dos anos a maneira na qual falamos, escrevemos e lemos foi mudando, assim a maneira como alfabetizavamos também não é mais a mesma, hoje ouvimos falar do letramento, que foi surgindo com as atualizações da educação, e é através dele que se deve valorizar todo o conhecimento e vivência social trazida pelo aluno.

(DALLA ZEN; TRINDADE, 2002). A leitura, a escrita e a oralidade como artefatos culturais.

Um comentário:

Nadie Christina disse...

Oi querida,

está muito interessante a tua reflexão, todavia o exemplo não ilustra sobre oralidade, leitura e escrita. Que atividade poderias associar com a interdisciplina de linguagem? A atividade proposta incluiu algum momento onde os alunos escrevessem ou lessem sobre o assunto e relacionassem com os conhecimentos que já possuíam? Pense nisso e complemente a postagem, ok?
Um carinhoso abraço,
Profa. Nádie