De fato é muito importante trabalharmos com Temas geradores , pois com eles podemos explorar várias disciplinas e principalmente trabalhar a partir da realidade do aluno e seu interesse. No vídeo assistido na aula presencial,ficou claro que o diálogo acontece muito mais quando o tema tem significado para os alunos, quando o tema é sobre a realidade vivida por eles. Freire queria que os alunos fizessem uma leitura do mundo onde vivem, pois para ele essa leitura de mundo,é a possibilidade do aluno pensar criticamente sobre esse mundo e tentar modificar a realidade vivenciada, principalmente a realidade do homem mais oprimido e marginalizado.
Para Freire, o diálogo, é o instrumento mais importante na mudança de uma sociedade marginalizada e oprimida.Ele nos disse:“O diálogo é este encontro dos homens, mediatiazados pelo mundo, para pronunciá-lo , não se esgotando, portanto, na relação eu-tu.”
Isso quer dizer, que o diálogo vai muito mais além que do uma conversa entre duas pessoas. O diálogo oportuniza a troca de ideias, a discussão sobre a realidade vivida, o diálogo proporciona um pensamento mais crítico, por isso ele tem essa preocupação do diálogo entre professor e alunos e vice-versa. Freire queria que a educação fosse um meio do homem se tornar mais pensante e crítico, por isso era contra uma educação tradiconal , onde os aluno eram obrigados a ler e decorar conteúdos sem significados para os alunos.
Para Freire, o diálogo, é o instrumento mais importante na mudança de uma sociedade marginalizada e oprimida.Ele nos disse:“O diálogo é este encontro dos homens, mediatiazados pelo mundo, para pronunciá-lo , não se esgotando, portanto, na relação eu-tu.”
Isso quer dizer, que o diálogo vai muito mais além que do uma conversa entre duas pessoas. O diálogo oportuniza a troca de ideias, a discussão sobre a realidade vivida, o diálogo proporciona um pensamento mais crítico, por isso ele tem essa preocupação do diálogo entre professor e alunos e vice-versa. Freire queria que a educação fosse um meio do homem se tornar mais pensante e crítico, por isso era contra uma educação tradiconal , onde os aluno eram obrigados a ler e decorar conteúdos sem significados para os alunos.
Um comentário:
Fabiana!
Já usaste como experiência inicial algum tema gerador com sua turma?
Benites
Postar um comentário