segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Lingua Brasileira de Sinais

Esta disciplina me trouxe algo novo, pois não sabia nada sobre a cultura surda no Brasil, e ao estudar um pouco mais percebi que temos ao nosso redor pessoas com esta necessidade, recordei da disciplina do semestre passado sobre pessoas com necessidades especiais, quanto essas pessoas são excluídas da sociedade.
Mesmo não convivendo com surdos, acredito que todos eles encontram muitas limitações, no nosso município, por exemplo, não temos escolas preparadas para receber este tipo de aluno.
Pesquisando um pouco mais sobre a cultura surda e as comunidades surdas no Brasil, percebo a luta destas pessoas pelos seus direitos de se representarem não como deficientes, mas como sujeitos com uma cultura própria, tendo LIBRAS como primeira língua.
Temos no país a lei federal 10.436/2002 que reconheceu o uso da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS.
Art. 1o É reconhecida como meio legal de comunicação e expressão a Língua Brasileira de Sinais - Libras e outros recursos de expressão a ela associados.
Parágrafo único. Entende-se como Língua Brasileira de Sinais - Libras a forma de comunicação e expressão, em que o sistema lingüístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, constituem um sistema lingüístico de transmissão de idéias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil.
A pergunta que não quer calar é: Estamos npos como educadores e educadoras preparados para receber estes alunos na nossa sala de aula, e as escolas estão preparadas?

Nenhum comentário: