quarta-feira, 6 de maio de 2009

Psicologia

A interdisciplina de psicologia tem nos dado várias oportunidades de leituras e reflexões, como a de revermos uma atividade realizada no 1° semestre e a partir de novas leituras refletir novamente sobre a mesma.
O que é, para você, o conhecimento?
Para você, como ocorre a aprendizagem?
Minha resposta estava coerente com meu pensamento atual, mas pude relacioná-las com diferentes tipos de aprendizagens, como o Empirismo, Apriorismo, Interacionismo e identificar a uma destas maneiras de compreendender o conhecimento.
Para nós educadores é muito importante relacionar nossas atividades com a prática vivida em sala de aula, e esta atividade pode nos levar a isso, identificando assim nosso desenvolvimento.

O desenvolvimento é “uma equilibração progressiva, uma passagem contínua de um estado de menor equilíbrio para um estado de equilíbrio superior” (PIAGET, 1989, p. 11).

Um comentário:

Rosângela disse...

Oi Fabiana,
Destacas diferentes teorias de aprendizagem: Empirismo, Apriorismo, Interacionismo. Como te situas - enquanto educadora - em relação a essas teorias? Com qual delas mais te identifica? Pensando nos PAs... que teoria está presente nessa metodologia de trabalho? Aguardo tua participação para seguirmos conversando. Beijos, Rô